topbella

domingo, 18 de março de 2012

“O Mistério da Rainha Roxa”

“O Mistério da Rainha Roxa”



As bibliotecas do 1º ciclo têm como principal objectivo a promoção da leitura. Assim, logo no primeiro dia do ano lectivo, na Biblioteca do Centro Escolar do Murado, os alunos e encarregados de educação do 1º ano foram recebidos pela personagem principal do conto “O Mistério da Rainha Roxa”.
Ainda nesse dia a Rainha Roxa deslocou-se ao jardim de Infância de Prime para promover uma hora do conto com as crianças.
Nos dias que se seguiram a Rainha Roxa continuou a promover sessões de leitura envolvendo todas as turmas do Centro Escolar do Murado e EB1/JI de Prime. No final de todas as sessões, com os alunos do 1º ciclo foi oferecida a pulseira da sorte (fitinha roxa) em que cada aluno era convidado a formular um desejo.
Também a Rainha Roxa formulou um desejo ao colocar a fitinha roxa, que “ todos os alunos fossem felizes na escola durante o ano lectivo”.
Para ajudar a alcançar o principal objectivo das bibliotecas a família foi envolvida e esclarecida das vantagens da leitura e do gosto pela leitura para o alcance do sucesso educativo.
Em momentos de reunião, promovidos pelos professores/educadores titulares de turma, a bibliotecária, já despida de rainha roxa, apresentou aos encarregados de educação dos alunos do 1º ano o projecto “Já sei ler” e aos encarregados de educação do pré-escolar o projecto “Vai e Vem”.
Nos dias que se seguiram, foram alguns os trabalhos realizados, no âmbito da exploração do conto em contexto de sala de aula.

A bibliotecária

Manuela Feiteira

Ler mais: http://rolhinhas.webnode.com.pt/products/o-misterio-da-rainha-roxa/

0 comentários:

Enviar um comentário

Evandro Morgado
Ver o meu perfil completo